terça-feira, 8 de setembro de 2015

Viajando com o cachorro de avião - parte 2: preparação

Até hoje não tenho certeza se essa parte foi realmente útil ou se tudo teria sido pior se não tivesse tentado nada!
Começando pelo começo, pesquisei para comprar a caixa de transporte e a única que tinha todos os requisitos e que dava para confiar 100% foi a Vari kennel da Petmate (o modelo Compass da mesma marca me pareceu um pouco mais frágil, mas se for para cachorro menor ou dono menos maluco talvez sirva xD). Ela tem todos os padrões exigidos pelos órgãos reguladores e blablabla. Terrivelmente cara, parcelei em 5 vezes e só encontrei disponível online na Cobasi. Tentei comprar uma pelo mercado livre, que dizia nunca ter sido usada e o cara foi super prestativo em me encontrar em um shopping perto de casa e tal. Infelizmente o tamanho que ele anunciou estava errado e serviria no máximo para a Bu.

Sobre o tamanho, eles recomendam que a caixa seja grande o suficiente para permitir que o animal fique em pé com folga e consiga dar uma volta em si mesmo. No caso do Luke eu tirei suas medidas e vi que ele caberia numa caixa intermediária sem muita margem de conforto, logo teria que ser a grande, onde ele viajou com bastante espaço. Neste caso é melhor sobrar do que faltar e quando cheguei para a inspeção no setor de cargas a caixa foi aprovada na hora.

Caso não ache as caixas dessa marca ou tenha dúvidas sobre o tamanho, é possível tirar uma foto ou levar a caixa até o atendimento da companhia aérea e confirmar se está tudo ok. Não deve haver coisa pior que descobrir na hora que não se pode embarcar com o seu bichinho.

Comprei a caixa quase 2 meses antes para que ele se acostumasse a ela. Segundo dizem, assim o cachorro se sentiria protegido por ela e sofreria menos. Bloqueei a casinha do Luke para que ele usasse a caixa no lugar e deu certo, ele inclusive se abrigava lá quando estava com medo ou frio! Ele ficou sem a caixa por umas semanas porque fiquei com receio que ele roesse alguma parte dela (que é toda de plástico bem duro, só que sei do que os dentinhos dele são capazes) e a coloquei de novo para uso nas últimas 2 semanas.

with lasers!
Informei-me sobre o que poderia ir com ele junto na caixa, porque o cargo onde eles são transportados tem a mesma temperatura da cabine, ou seja, é frio e infelizmente eles não podem ir com roupas e nem mesmo com coleiras para evitar que algo se enrosque e machuque. Coloquei duas folhas de tapete absorvente, uma coberta forrando-as e uma roupa minha velha pra deixar o "cheirinho de mamãe" por perto, haha. Havia 2 potinhos que poderiam ser abastecidos com água ou comida se fosse necessário e mandei à parte um punhado da ração dele, que foi colocado em um saco e grudado no topo da caixa.

Falando em comida e água, eles recomendam que se pare de oferecê-los algumas horas antes da viagem (10 ou 12 horas, não me lembro direito). Os cachorros sobrevivem bem por esse período e evita menos cacas na caixa.

Pedi para a veterinária que receitasse algum remédio para deixá-lo mais calmo e ela me recomendou metade de um dramin, que duraria cerca de 7 horas e seria o suficiente para ele ficar mais calmo na hora tensa de ser colocado no avião e na decolagem. O problema foi que eu não testei como ele reagiria à medicação antes da viagem e depois que você chega no setor de cargas o pessoal não deixa você dar mais nada. Se o cachorro for sedado demais e ficar muito sonolento e cambaleante a companhia se recusa a transportá-lo com receio que ele passe mal depois ou que ele não reaja caso a caixa caia ou algo terrível assim.

O ideal mesmo para fazer um cachorro ficar mais tranquilo antes de uma situação de stress é cansá-lo muito porém no dia da viagem, com tanta coisa para se ver, é um luxo dispor de meia hora que seja para sair andando ou correndo com ele! No meu caso o voo era às 21, eu precisava fazer o check-in às 18 e me pediram para levar o cachorro no setor de cargas às 16, fiquei com menos tempo ainda.

Foi muito bom ter preparado e pesquisado o máximo que pude para essa viagem e mesmo assim fiquei nervosíssima. Se não tivesse feito a lição de casa nem sei o que seria de mim. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário