segunda-feira, 9 de março de 2015

Gastrite

Depois de tanto post falando dos problemas da Kellynha, este é sobre O problema que a Bu teve e que foi o mais recente de todos (espero que meus cachorros passem um bom tempo saudáveis agora!).

Acho que ela já não vinha se sentindo bem há um tempão porque eventualmente ela pulava alguma refeição, ou não comia quase nada por dias, mas a gente achava que era alguma indisposiçãozinha sem muita gravidade. Até que ela parou de comer de vez e, não só isso, passou a vomitar o que tentasse comer e não queria nem beber água.

Mais uma vez a veterinária acertou de cara o problema que depois foi confirmado pelos exames: gastrite. Mesmo acertando, é importante fazer os exames porque falta de apetite e vômito podem ser muitas doenças diferentes. A Bu teve que fazer um exame de sangue e um ultrassom para confirmar que tudo estava OK, exceto o estômago que estava super inchado, cheio de ar e com a camada externa mais "grossa".

O tratamento foi longo e deu muito trabalho, fiz até um esquema no papel com os horários dos remédios e colocava o celular para despertar. Foi o buscopan gotas para tirar a dor, o vonau para segurar o vômito, o sucrafilm (que é líquido) e o gaviz (omeprazol) para protegerem o estômago. Os 3 primeiros são vendidos em farmácias comuns, o gaviz é o único de uso exclusivo veterinário e o mais difícil de encontrar: só achei na Cobasi e com 50 unidades! Todos os remédios sobraram no final. xD

Remédios que a Bu tomava todo dia
Junto com isso comprei uma latinha de ração Hill's Prescripition Diet I/D (aquela linha para cachorros doentes, desta vez para problemas gastro intestinais) que ela não quis comer de jeito nenhum (embora os outros cachorros tenham aprovado o gosto xD).  Tentamos dar frango cozido com arroz, que ela também rejeitou (novamente, para a alegria dos outros).

Duas semanas e pouco depois da Bu sem comer direito, vomitando eventualmente, tendo que molhar com os dedos os lábios dela com água para que ela bebesse algo e tacando uma penca de remédios  que pareciam não fazer efeito, fiquei desesperada e cheguei a pensar que perderia a cachorrinha que achei que fosse feita de ferro =(. Cheguei até a repetir os exames, com foco no fígado, para ver se não teria algum problema lá e graçasadeus não tinha! \o/

O que mudou muito a situação foi ter comprado a mesma ração I/D só que em formato de ração seca. Infelizmente por aqui só vendem em pacotes de 3,8kg e foi bem cara (uns R$135) mas foi o que ela aceitou comer e sem passar mal depois! Ufa! Os grãos também eram meio grandes para a boca dela, então a gente tinha que martelar com aqueles martelos de carne e misturar água morna para que ela pudesse comer os pedacinhos mais facilmente.
Sim, ficava meio parecido com a lata que ela rejeitou no começo. Vai entender.

Demorou um pouco mais de um mês para ela se estabilizar o suficiente para parar com os remédios. Estamos dando às vezes a ração I/D até hoje (sim, sobrou também) e ela recuperou o peso que perdeu mais 2 meses depois. Voltou a ser a Bu sapeca de sempre! Na verdade a impressão que dá é que ela voltou ainda pior, parece que ter ficado de molho, doente e sofrendo fez ela ter mais apego pela vida, hahaha.

E o que desencadeou essa sofrência toda? O dentista, como disse neste post, havia recomendado limpar os dentes dos cachorros usando o Periogard da Colgate. Em um cachorro normal, como o Luke, não teria problema algum; só que a Bu é uma drogadinha que adorava beber esse antisséptico lambendo o que ficava nos dentes ou a gaze, enquanto eu ainda estava passando. Depois de mais de 1 ano fazendo isso, uma hora o estômago reclamou feio. xD
Agora estou passando Orozyme, que é uma pasta sem corantes e sabor e que promete controlar a placa só de encostar em uma parte dos dentes deles. Vamos ver no que vai dar.

Dorgas!
Parece ser uma doença simples, mas não desejo isso nem pro cachorro do pior inimigo (até porque o cachorro nunca tem culpa de ter um dono escroto xD). É terrível ver uma Bu, que é sempre alegre e brincalhona, encolhida pelos cantos, sem ânimo para nada, sem comer, sem beber e emagrecendo cada vez sem poder fazer nada. O tratamento demorou para começar a fazer efeito e mais ainda para recuperar todo o dano. Tem que ter muita paciência, disciplina com os remédios, atenção aos detalhes e dinheirinhos para passar por um perrengue desses.

21 comentários:

  1. Por favor meu cachorro tbm está passando pelo mesmo problema... Queria a sua ajuda!! Me manda um email para que eu possa tirar umas dúvidas com VC? jennifer.santos.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Por favor meu cachorro tbm está passando pelo mesmo problema... Queria a sua ajuda!! Me manda um email para que eu possa tirar umas dúvidas com VC? jennifer.santos.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, o meu cachorro tbm está.. Se puder me ajudar agradeço..
    Jessica.felix505@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. MINHA POODLE ESTÁ COM OS MESMOS SINTOMAS, GOSTARIA DE OPNIÃO, ME ENVIA RESPOSA NO EMAIL haroldopreto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Danielli, boa tarde.
    Por favor me ajude com a informação sobre o tratamento da gastrite de sua cachorrinha. Meu bichinho também estava utilizando o periguard da colgate e agora, esta com uma gastrite muito parecida com o que ocorreu com seu cãozinho. Já fui a dois veterinarios e nada de melhora. Ele nao tem apetite pra nada. Come melhor a noite, mas sem muita vontade. Esta tratando com omeprazol 3x ao dia há 5 dias, mas nada de melhora. Entre em contato por favor no meu email abaixo pra ver se enxergo alguma luz, estou muito triste e preocupado com tudo isso.
    Lhe agradeço querida.
    alexesteves.adv@bol.com.br
    Att.
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mais um detalhe Danielli
      A falta de apetite ja vem ha uns 3 meses pra cá, e foi aumentando a inapetencia drasticamente nos ultimos dias...sem dizer a apatia do bichinho.

      Excluir
  6. Danielli, boa tarde.
    Por favor me ajude com a informação sobre o tratamento da gastrite de sua cachorrinha. Meu bichinho também estava utilizando o periguard da colgate e agora, esta com uma gastrite muito parecida com o que ocorreu com seu cãozinho. Já fui a dois veterinarios e nada de melhora. Ele nao tem apetite pra nada. Come melhor a noite, mas sem muita vontade. Esta tratando com omeprazol 3x ao dia há 5 dias, mas nada de melhora. Entre em contato por favor no meu email abaixo pra ver se enxergo alguma luz, estou muito triste e preocupado com tudo isso.
    Lhe agradeço querida.
    alexesteves.adv@bol.com.br
    Att.
    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Minha pincherzinha também teve um problema sério de gastrite devido ter comido pokan ficou dois dias internada e mais 15 remédios diferentes inclusive antibiótico

    ResponderExcluir
  8. E a minha Lilica tava vomitado sanguínea estou desesperada tenho muito medo dela morre morte mas Deus e poderoso

    ResponderExcluir
  9. O que fazer quando a cachorrinha vomita sangue e de desesperada tava boa e derrepente aconteceu

    ResponderExcluir
  10. Boa noite....minha cachorrinha foi diagnosticada com gastrite crónica severa. Estou em tratamento a 43 dias. Alimentação apenas por seringa com racao umida z/d e royal veterenary. Totalmente sem apetite. Medicação: sucrafilme, Buscopan. Os vômitos pararam a uns 15 dias suspendi o Vodal. O Omeprazol suspenso por 2 semanas porém retornarei a partir de amanhã 2x ao dia por mais 15 dias. Ela está tomando soro com vitaminas dia sim dia não em casa pois sai mais barato. Já fez 2 ultrasonografias sendo a última com melhora no combate à inflamação. Fez endoscopia com biopsia que revelou a intolerancia a proteina e a bendita bacteria pirou. Perdeu 1.600 gramas.Ja não sei o que é dormir bem a 40 dias porém sigo firme e forte no tratamento e ela forte tbm, basta ver o brilho nos olhinhos cor de Mel. Onde há vida esperança e tem que ter muita paciência pois cada cachorro possui seu ritmo a resposta ao tratamento conheço casos parecidos que levaram 60 dias para obter resultado até mesmo 90 dias. Desistir habais. Gasto já passei dos 6 mil reais....nem sei como consegui bancar até agora e Deus agindo.

    ResponderExcluir
  11. E continua a data da gastrite crónica, como eu havia dito reiniciei com o Omeprazol e sucrafilme quarta feira e aos poucos ela está melhorando já começou a ficar interessada em comer sozinha porém ainda não voltou a comer apenas Boa oral por seringa a cada 2hrs. Amanhã vou começar a dar hemolitan pra repor o ferro no organismo. E as aplicações de soro com hiplex que faremos em casa mesmo. Deus sempre.....onde há vida existe esperança...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia....E a data continua.....Mel voltou com os vômitos....mesmo tomando vonal. Iniciamos com a aplicação de soro com hiplex subpele. Vamos fazer exame de sangue para ver o fígado.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite e a saga continua....trocamos de vet....novo exame de sangue e nova ultrassonografia....suspeita de pancreatite...Mel segue firme...perdeu 3kg..Está com 1k e meio...pele e osso..estamos meditando com: havia,ranitidina,sucrafilme,vonal,soro com hiplex dia sim dia não...alimentação apenas via oral....água agora só por seringa....E olhando pra ela....ninguém diz que está a 60 dias assim...Dia 21/11 sai o resultado do exame específico do pâncreas...E Deus protegendo.....em breve novas e melhores notícias...⭐⭐⭐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marlon,como está a mel?Eu e uma amiga estamos cuidando de um cachorro com refluxo cronico,levei-o na clinica vet onde começou a tomar 3ml de sucrafilm na seringa 3x ao dia(já dei hoje pela manhã),1h depois 10mg de omeprazol que trituro junto com carne moida cozida.Eu estava dando cerenia(comprimido)mas acabou,então o vet receitou vonau.Quanto a água de beber,preparo em uma vasilha soro do que distribui na farmacia basica e deixo outra vasilha com agua pura.Agora fico sem saber se posso dar com intervalos de tempo: sucrafilm-omeprazol-vonau.E como foi a alimentação de mel?Porque o meu vomita até a ração digestive care i/d hills.

      Excluir
  14. Boa tarde, minha cachorrinha também está com pancreatite.
    como vc faz pra dar o soro, pro seu filhote? soro normal de farmácia?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Daniel,meu cachorro sofre de refluxo crônico,eu queria que você me dissesse os horários do sucrafim-omeprazol-vonau pois o veterinário não me disse o intervalo de tempo entre um e outro. Todas as rações que dei a ele inclusive I/D lata para problemas gastrointestinais ele vomita. E quanto à alimentação Quantas vezes ao dia você dava comida a ela?

    ResponderExcluir
  16. Perdão, Danielli.Meu cachorro pesa 13kg

    ResponderExcluir