sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Insuficiência lacrimal

Tudo começou com uma remelinha (tentei usar secreção no texto, mas não consegui, hehe) meio esverdeada que sempre aparecia nos cantos dos olhos da Kellynha. Não é normal, nem a coloração e nem a frequência; então a levei na veterinária de sempre para ver o que era. Ela deu uma olhada, sugeriu que fosse olhos secos e receitou um colírio que precisava ser manipulado de ciclosporina (que estimula a produção de lágrimas), que deveria ser pingado nos olhos dela uma vez por dia por um mês e ver se adiantava.

Não resolveu muito, diminuiu um pouco mas ainda aparecia um pouco de remela e quando parou desandou de vez. Voltei na clínica, a veterinária de sempre não estava e a outra sugeriu Ciprovet, que é um colírio contra bactérias ou fungos. Este fez menos efeito ainda e nunca mais tive a chance de usá-lo, está aqui guardado no fundo da gaveta.  

Resolvi então marcar uma consulta com uma oftalmologista veterinária, a dra. Graziele Shimamura, indicada por uma amiga de trabalho da minha irmã e que felizmente atendia também em uma clínica perto de casa. A consulta fica um pouco mais cara, principalmente por causa dos testes que ela realizou (ficou em torno de R$280 na época) e ela diagnosticou que a Kellynha tinha insuficiência lacrimal, ou seja, ela não produzia lágrimas suficientes pra hidratar aqueles olhos gigantes dela. Ela realmente deveria ser tratada com ciclosporina, só que duas vezes por dia pelo resto da vida para que não ficasse cega. AAAAAA!

Também descobrimos que em São Paulo só um laboratório está autorizado oficialmente e manipula ciclosporina de qualidade, que é a Ophthalmos. O atendimento lá também é ótimo, tanto pessoalmente quanto por telefone. Eles já tem meu cadastro e de tempos em tempos ligo lá para repetir o pedido. Eles entregam em casa e o pagamento pode ser feito no cartão (por um sistema online não muito prático, porém funcional) ou eles enviam um boleto junto com o produto. Atualmente gasto quase R$200 a cada pedido que inclui 2 vidrinhos de colírio e o frete, cada um dura um pouco mais de um mês e não dá para comprar muitos de uma vez porque vence rápido.


Como disse no post da limpeza de dentes, nada como consultar um especialista que acerta em cheio o problema e recomenda o tratamento adequado. Também é sempre bom checar com o veterinário qualquer alteração que apareça porque uma melequinha era sinal de cegueira eminente!

Fiquei tão traumatizada com isso que, quando algo parecido estava acontecendo com o Luke, logo o levei no veterinário e felizmente era só uma irritação por causa do tempo seco. Neste caso só foi preciso pingar o colírio Lacrima (que tem a composição similar a de uma lágrima, como deu pra ver pelo nome xD e é vendido em farmácias) duas vezes por dia por uma semana.

Pelo sim ou pelo não é sempre bom checar. Logo, logo marcarei uma nova consulta para checar se está tudo indo bem com os olhos dela. Também preciso checar os da Bu porque em algum momento todo cachorro de olho esbugalhado (shih-tzu, lhasa apso e afins) terá algum problema. =(

Os lindos olhos da Kellynha, enquanto ela dorme xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário