quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ansiedade de separação - parte 2

Depois de tentar muitas coisas diferentes, sinto dizer que, 1 ano depois que os problemas de ansiedade pioraram com a nossa mudança, Luke ainda não se curou totalmente. Na verdade eu acho que nem vai e nem estou mais trabalhando tanto nisso. Ele já está mais velhinho, tem coisa que faz parte da personalidade dele, já tentamos muita coisa, muitos pequenos avanços foram feitos e já estou satisfeita com isso!

Não é por isso que ainda não fazemos o básico de sempre: não fazemos festinha nem nos despedimos; tentamos mantê-lo em um cômodo diferente de onde estamos (ele já sabe o que significa ir pro quarto ou ir para a sala e ok, nem sempre conseguimos manter ele longe por muito tempo); sempre saio para andar com ele (até porque agora ele está mais gordinho e precisa emagrecer um pouco!); e ele tem ficado muito mais tranquilo quando está no meio de mais pessoas - ele não fica mais pedindo maniacamente a atenção de todos, fica feliz, recebe carinho e depois vai pro canto dele.

Ele não tem uivado e destruído as coisas e essas foram com certeza as maiores mudanças de todas! Também descobrimos mais uma coisa que funciona muito bem com ele quando temos que ficar períodos mais longos fora de casa: colocá-lo dentro da caixa de transporte ou de uma caixa engradada nos dias quentes. Cachorros gostam de ficar entocados, se sentem mais seguros e ainda tem o plus de ficarem contidos para não destruirem a casa. Também deixamos ele dormir lá à noite, no começo porque às vezes ele fazia xixi e coco pela casa, mas agora ele está muito bem controlado neste setor e conter ele à noite serve para que ele não corra para dormir com a gente no quarto!*

- Alou? Tem alguém aí?

O que mudou é que ele fica choramingando e latindo logo que saímos com a esperança de chamar a nossa atenção, nem que seja para levar bronca. Compramos uma câmera de segurança e vimos que ele faz o barulho, espera para ver se há uma reação, e faz outro barulho. Porém depois de um tempo (que varia de meia hora à uma hora) ele percebe que ninguém vai aparecer mesmo e deita. Às vezes ele até cochila, mas na maior parte do tempo fica com os olhos estalados na direção da porta do quarto.

Esperando maniacamente na porta

Já testamos deixá-lo solto pela casa, quando sabemos que vamos voltar logo, e aí não tem muita dessa parte de chorar e latir. Ele fica um tempo sentado, encarando a porta da sala, mas depois de um tempo também vai deitar. Como eu dava bronca nele quando saia por pouco tempo para testá-lo e ele estava lá maluco esperando na porta, agora ele sai correndo pro quarto quando vê que estamos chegando (sacaninha!)**.


Update!

* Desistimos de fazê-lo dormir em outro quarto e agora ele dorme conosco. Estrahamente isso ajudou e ele está menos ansioso! Talvez se sentir mais parte do grupo tenha aumentando a auto confiança dele, seja lá como a mente dele funciona!

** Mudamos de casa desde a última vez que eu havia escrito este post e agora ele consegue olhar para a rua pela porta da frente de casa. Infelizmente ele ainda fica obcecado sentado diante da porta, olhando qualquer movimento e esperando que a gente apareça, mas pelo menos ele não tem chorado ou feito algo de errado - a não ser que tenha restos de costela no lixo, mas acho que isso é por gula e não por ansiedade, haha. Eventualmente ele se cansa e deita, mas sem tirar os olhos da janela. Ainda não é o ideal mas achamos que é melhor ele ficar solto em casa e sem chorar que preso dentro da caixa de transporte, principalmente se for por várias horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário